Maestro



Alcides Duarte de Deus,
Nasceu em 1966 e é natural de Louriçal do Campo, concelho e distrito de Castelo Branco.

Iniciou os estudos musicais aos 8 anos na Sociedade Filarmónica de Louriçal do Campo com o Maestro Joaquim Cabral. O seu primeiro instrumento foi o bombardino, mas aos 12 anos mudou para trompete.

Estudou na Academia dos Amadores de Música em Lisboa, na Escola de Música Nª Srª do Cabo em Linda-A-Velha e na Gualdim Pais em Tomar.

Teve como Professores:
- Trompete: Nelson Rocha, Joaquim Teixeira, Ricardo carvalho e Jorge Almeida;
- Formação Musical: Gabriela Canavilhas e Salomé Leal;
- História da Música: Malafaia;
- Análise e Técnicas de Composição: Helena Rita;
- Acústica: João Lemos;
- Harmonia e instrumentação: José Brito, actual Chefe da Banda Sinfónica da PSP.

Aos 19 anos ingressou na Banda da Força Aérea Portuguesa.
Em 1991 ingressou na Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública, frequentou o curso de Sub-Chefe, sendo actualmente o seu posto.

Tem colaborado com várias bandas civis, tais como: Louriçal do Campo, Retaxo, Idanha-A-Nova, Gualdim Pais, Caminhos de Ferro Portugueses, Carris, Amadora, Pêro Pinheiro, Fanhões, Carregueira, Azinhaga, Alpiarça, Golegã, Meia-Via, Pedrógão, Amarante, Vila Meã, Marmeleira, Torres Novas, Entroncamento, entre outras.
Foi Maestro Adjunto na Banda Operária Torrejana durante 9 anos.

Fez o curso de regência com os professores Robert Hullian, Carlos Marques e Adelino Mota, em Fermentelos.

Participou em várias Master-Class com a banda sinfónica da Polícia a cargo do maestro americano David Wituell, participou em 2 festivais internacionais de música militar em França e 1 concerto com a banda da Marmeleira no Parlamento Europeu em Bruxelas.

Desde Fevereiro de 2006 é o Maestro e responsável pela Escola de Música da Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense.