Historial

HISTORIAL




A Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense foi fundada em 08-09-1841 pelo comendador Higino Otto de Queiroz e Mello, no lugar da Frazoeira, freguesia de Dornes, concelho de Ferreira do Zêzere, distrito de Santarém.

Na altura, não dispondo de sede própria, a Filarmónica Frazoeirense passou por varias sedes provisórias nos lugares de: Frazoeira, Outeiro da Frazoeira, Casal do Carril, Carril e Frazoeira (casa Visconde de Tinalhas) e em 1957 é então construída a sua sede própria onde ainda se encontra no lugar onde foi fundada.



A sede desta colectividade foi restaurada, tendo agora boas condições para a banda, escola de música, Grupo de Teatro e para a realização de espectáculos no renovado salão de festas.



Com  173 anos, passaram por esta colectividade centenas de músicos. Connosco aprenderam, aperfeiçoaram-se e alguns fazem hoje da música profissão. Uma ocupação dos tempos livres para os jovens, grande lição de bairrismo e gosto pela cultura musical popular. Felizmente que todos temos sabido, e bem, seguir o exemplo nobre dos nossos antepassados.


Também os maestros, directores e benfeitores, fizeram e fazem parte desta histórica colectividade. Todo o trabalho e dedicação estão bem patentes nos óptimos resultados que a todos é dado ver.

A Filarmónica Frazoeirense tem actualmente 47 músicos de ambos os sexos na sua maioria jovens, e para ser possível dar continuidade á banda de música temos uma escola de música a funcionar todo o ano.

O Grupo de Teatro Renascer existe desde 2004 é composto por cerca de 30 atrizes e atores, é encenado por Hélio Antunes que é também autor das 10 peças já apresentadas.


Pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos, esta colectividade foi reconhecida como Instituição de Utilidade Publica, publicado no Diário da Republica em 15/01/1993 II serie n.º 12, encontra-se filiada na Federação Portuguesa de Colectividades de Cultura e Recreio e no Inatel.


FACTO IMPORTANTE

Alfredo Keil, faz parte da história da Filarmónica Frazoeirense. Quando passava férias no concelho de Ferreira do Zêzere dirigiu-se à nossa Banda para ouvir a marcha “A Portuguesa” uma das suas composições que hoje é o nosso Hino Nacional.

No dia 19 de Junho de 2001, a Filarmónica Frazoeirense, foi recebida na Assembleia da Republica, por ocasião dos 90 anos do Hino Nacional, onde o Dr. António de Almeida Santos, os Deputados de todos os partidos com assento parlamentar e muitos Ferreirenses puderam assistir à primeira banda civil a tocar o Hino Nacional no Salão Nobre da Assembleia da República.



A Associação Recreativa e Filarmónica Frazoeirense tem um passado, um presente e um futuro que tem que ser muito apoiado e dinamizado, é uma das colectividades do concelho de Ferreira do Zêzere considerada por toda a população, na promoção e dignificação do concelho, na divulgação da cultura musical popular, ocupando um lugar de destaque no panorama cultural desta zona dos Templários.